segunda-feira, 21 de maio de 2018

COMDEMA ANUNCIA VENCEDORES DO PRÊMIO DESTAQUE AMBIENTAL 2018



O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (COMDEMA) anuncia os vencedores do Prêmio Destaque Ambiental, edição de 2018. A solenidade pública de premiação será realizada no dia 08 de junho, às 19 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIPI).

Esta é a 19ª. Edição do prêmio, voltado a reconhecer publicamente as melhores práticas ambientais em Piracicaba, tendo o apoio da ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba; EIAS Consultorias Ambientais e PIRA 21 – Piracicaba Realizando o Futuro e patrocínio das organizações Águas do Mirante, Caterpillar, SIMESPI  e UNIMED.

A adoção de medidas eficazes para impulsionar a proteção e melhoria do meio ambiente no município e promover a educação ambiental e a cidadania foram pontos essenciais para a seleção dos trabalhos vencedores. De acordo com a presidente do Comdema, Iraci Honda, os projetos vencedores deste ano demonstram o amadurecimento da consciência ambiental em vários segmentos de nossa sociedade, expressada em ações sustentáveis de alto impacto socioambiental.
A seguir, um breve resumo dos projetos vencedores:

Vencedores de 2018:
Categoria Cidadão: Francisco Rubens Voltani
Projeto Árvores Frutíferas na Armando Salles
Em plena área central de Piracicaba, é possível colher abacate, manga, goiaba entre outras variedades de frutas. Essas delícias da natureza são resultado da paixão de Francisco Rubens Voltani pelas árvores. O canto de um sabiá, que visitava sua janela todos os dias, motivou o metalúrgico aposentado transformar um grande trecho da Avenida Armando Salles sem vegetação em um canteiro de árvores frutíferas. Em 2003, Voltani se mudou para um apartamento na rua São José, um quarteirão acima da avenida Armando de Salles. A ideia de revitalizar aquele local e atrair os pássaros transformou-se em projeto pessoal. Foi da fazenda de um sobrinho no Mato Grosso do Sul que Voltani trouxe as primeiras mudas de manga bourbon. Elas foram plantadas em uma caixa de leite e foram cultivadas até estarem fortes o bastante para serem plantadas na avenida. Em outubro de 2011, o aposentado resolveu plantá-las por conta própria, mas a qualidade do solo, muito seco, foi um obstáculo que exigiu cuidados diários. Ele pegava água de um posto de gasolina próximo do local, e ficava baldeando água com o regador, porque elas estavam muito pequenas. Demorou mais de cinco anos para começar a produzir frutas. Além de cuidar de 32 árvores frutíferas, Voltani plantou grama amendoim para acabar com o mato. O resultado desse trabalho é garantido pelo canto do sabiá, frequentador assíduo do pomar urbano.

Categoria Empresa:  Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado De São Paulo - COPLACANA
Projeto  EPI’S o Despertar Consciente no Campo
Há mais de seis anos, o projeto fomenta a participação do homem do campo por intermédio de ações socioeducativas de caráter informativo visando o desenvolvimento consciente da responsabilidade de cada indivíduo no ambiente onde vive e a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários atendidos. O projeto visa capacitar e conscientizar o trabalhador rural para que execute seu papel como agente transformador de seu meio, capaz de intervir na sua realidade. Busca fortalecedor os vínculos e cooperação entre os cooperados e envolvidos nas ações e aprimorar o conhecimento e estimular do uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI). Estimula a educação ambiental e as atividades de conservação do patrimônio, visando à sustentabilidade e o manejo da propriedade. As ações são executadas mensalmente por meio de encontros e treinamentos com cooperados e seus familiares, tendo atingido aproximadamente 510 produtores, além do recolhimento de 36 mil kg de embalagens vazias de agrotóxico. Também foram distribuídas 600 mudas de árvores nativas durante os encontros.

Categoria Terceiro Setor: APERP - Associação dos Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes
Projeto A pesca esportiva como instrumento de conscientização ambiental.
Iniciado em 2016, o projeto surgiu da necessidade de agregar forças no combate à pesca predatória, principalmente em épocas de Piracema, na conscientização das comunidades ribeirinhas, na preservação dos mananciais do Rio Piracicaba e de seus afluentes. O trabalho realizado leva conhecimento ambiental às comunidades ribeirinhas e à sociedade em geral por meio da divulgação de práticas sadias de descarte de lixos, preservação de peixes de espécie nativas e de arrastões ecológicos, além da quantidade imensa de lixos e materiais poluentes retirados nos arrastões. Já foram realizados quatro arrastões ecológicos no Rio de Piracicaba, com uma média 800 kg de resíduos recolhidos em cada arrastão realizado, além de outros arrastões executados em parceria com a Sedema.
O projeto também realizou a soltura de aproximadamente 750 mil alevinos de espécies nativas para o repovoamento, tais como, pacu, curimbatá, piracanjuba e dourado, em parceria com a AES Tietê. Há muito trabalho a ser feito, principalmente devido à falta de respeito dos frequentadores do rio, em sua maioria de pescadores amadores, que realizam a predatória, acabando do com o estoque de peixes nativos do rio, além do descarte incorreto de resíduos nas águas. 

Categoria Instituição de Ensino: E.E. Professor Manassés Ephrain Pereira
Projeto Desvendando o Bairro Monte Líbano
Com ênfase na busca de solução para os problemas socioambientais do bairro, o projeto, iniciado em 2017, visa despertar a compreensão sobre o processo de urbanização e desenvolvimento local e o reconhecimento da importância do papel de cada aluno como agente transformador para evitar a degradação do meio ambiente ao seu redor e assim construir um bairro ideal para morar. Nessa relação de causa e efeito, a inserção e o incentivo às ações sustentáveis  é fundamental para se ter uma qualidade de vida melhor. Por esta razão, durante o semestre os alunos saem a campo para registrar os problemas ambientais que estão em evidência no entorno da escola e trazem para discussão em sala de aula as situações selecionadas, que posteriormente serão analisados, priorizados,  para que eles, como protagonistas, possam desenvolver um plano de ação e ajudar a tornar um bairro agradável para se viver. No final do semestre, é apresentado um informativo com todo o trabalho desenvolvido pelos alunos, há também um panfleto com uma história em quadrinhos que se chama “Ecoaventura da Turminha do Manassés” desenvolvida por eles. O projeto conta com o envolvimento da comunidade e as melhorias propostas em sala de aula, foram postas em práticas com resultados significativos   para o meio ambiente. Entre eles destacam-se a diminuição do lixo na avenida Thales Castanho de Andrade, a vinda de uma caçamba de uso coletivo para receber todo o tipo de material descartado pelos moradores e a colocação de placas e cartazes explicativos de utilidade pública de como descartar o lixo corretamente. 

Informações adicionais à imprensa:
Iraci Vitor Honda: (19) 99201.9381 – 3421.3018

Nenhum comentário:

Postar um comentário